Quem ama ler e conhece pessoas que também amam fazê-lo, sabe que um leitor nunca é igual a outro. Por isso, claro que quando esbarrei com a lista 13 types of readers everyone know, because we aren’t all alike, precisava vir traduzir/adaptar aqui pro blog! A nossa lista está um pouquinho menor porque não era algo que se encaixa exatamente na nossa realidade, por isso, se quiserem vê-la completa, só dar uma olhada na original! 😀
Vamos lá?
Viciados em série
São aqueles leitores que não conseguem suportar a ideia de livros standalone (únicos) porque só conseguem entrar de cabeça na leitura quando têm uma série inteira em mãos. Quando sua série favorita acaba, preferem reler ao invés de pegar um livro novo que não tenha pelo menos uma continuação.

Esnobes
Todo mundo conhece aquela pessoa que lê apenas “literatura premiada”, que prefere Proust a pegar um romance em paper back — ou pior: um livro YA! —, elx está muito acima desse tipo de leitura.

Poligâmicos
Você até pode ter problemas em conseguir ler mais de um livro ao mesmo tempo, mas tem aquele tipo de pessoa que ama fazer um malabarismo com várias leituras ao mesmo tempo. Elxs gostam de deixar as coisas interessantes e a multi-tarefa é uma de suas características.

Leitorxs parciais
São aquelas pessoas que são simplesmente incapazes de terminar o que começaram a ler. Não importa o quão interessadas elas estavam no começo, eventualmente isso vai mudando ou se distraem ou acabam mudando para o próximo livro apenas. O problema é que elas nunca vão conseguir terminar um livro.

Fãs de releitura
Enquanto algumas pessoas ficam empolgadas com a ideia de começar um livro novo, para outras, nada poderia ser pior do que deixar a sua área de conforto por algo desconhecido. Esse são os re-readers: as pessoas que gostam do que conhecem e preferem reler Harry Potter pela enésima vez a visitar a seção de lançamentos das livrarias. E a ideia de tentar um autor novo? Esquece.

Leais aos livros físicos
Muita gente prefere livro físico a e-book ou audio-book, mas tem aquele grupo que vive e morre por um livro impresso, recusando-se a chamar qualquer outra coisa em outro formato de “livro”. Pode chamá-los de antiquadxs, mas para elxs, há simplesmente algo de especial no tato e no cheiro de papel que faz com que a leitura de um livro “de verdade” seja muito melhor.

Amantes de spoiler
Assim como o personagem de Billy Crystal em Harry e Sally — Feitos um para o outro, tem uma legião de leitorxs viciados em spoiler que sempre vão direto para o fim do livro antes mesmo de começar. Essas pessoas não gostam de surpresa e querem ter certeza que sabem exatamente o que vão encontrar no final.

Apaixonadxs por não-ficção
Algumas pessoas preferem histórias reais. Amam ler algo que vai ensiná-los de alguma maneira, podendo ser um livro histórico, uma biografia ou uma coleção de ensaios. Elxs pensam que a vida real é mais interessante que a ficção.

Fanáticxs por fanfics
Por outro lado, tem os fãs de ficção, leitores que dão preferência a imaginação, invenção e personagens fictícios. Essas pessoas não entendem porquê alguém leria não-ficção, porque para elxs, as histórias reais são aquelas inventadas na mente de grandes autores de ficção.

Adultxs que lêem YA
Haters gonna hate, mas adultxs que lêem livros ya vão continuar lendo-os não importa o que os outros pensam. Essas pessoas não se importam se esse gênero “não é para eles” e gostam das histórias e é apenas isso que importa.

Amantes de adaptações cinematográficas
Muita gente vai dizer que os livros são sempre melhores que suas versões para o cinema, mas há algumas pessoas que gostam mais de assistir ao filme antes de ler o o livro. Seja porque gostam de imaginar os atores como as personagens, ou porque preferem assistir às surpresas ao invés de lê-las. Essas pessoas criam as listas de leitura baseada no lançamento dos filmes e não do jeito que é mais comum quando se trata de leitores.

Leitorx sensível
Muitas pessoas experimentam diversas emoções enquanto lêem, mas alguns realmente sentem tudo. Elas sentem as mesmas coisas que os personagens quando eles se apaixonam e não ficam muito diferente quando um favorito morre. Essas são as mesmas pessoas que vão levar o final do livro para o rolê quando saem logo depois de terminar a leitura.

E aí, conseguem se identificar ou identificar seus amigos com algum (ou algum) tipo de leitor? Eu com certeza me encaixo em mais de um deles! ❤
Imagem de capa retirada do Google Imagens.


Ótimo post.
Me encontrei: Adultos que amam YA. Aqui estou! E digo mais, não estou nem aí se tem gente que acha ridículo (porque sei que tem). Adoro e acho que sempre vou adorar, mesmo depois de velhinha. 🙂
CurtirCurtir
Adoro quando leio comentários assim, admitindo que lê e gosta de YA independente da opinião dos outros, porque parto da mesma filosofia haha Seremos um grande grupo de leitores de YA na velhice x3
CurtirCurtir
Opa. Reuniões semanais pra fazer crochê e comentar o mais novo sucesso YA em 2040, aí vamos nós!
CurtirCurtir