A Flavia veio passar uns dias na minha casa – para quem não sabe eu moro em Caxias do Sul – e decidimos fazer alguns passeios diferentes aqui pela região da serra. O primeiro lugar que visitamos foi o Caminhos de Pedra, que fica no distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves.
Considerado como “museu vivo” do Brasil, o Caminhos de Pedra é um patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul e consiste em pontos de visitação onde a história do local é contada e o visitante pode fazer degustações, interagir com animais e conhecer também a arquitetura do local que é preservada com as suas casas de pedra.
Casa da Ovelha

A Casa da Ovelha foi o primeiro lugar em que paramos e o nosso favorito também. Ela é uma mistura de fazenda com parque e a sua entrada é uma casa enorme – que hoje serve como depósito, local para degustação, loja de souvenir – que foi construída em 1917 e tem a sua arquitetura preservada até hoje por se tratar de um prédio histórico.

No local tem degustação de alimentos derivados do leite de ovelha, uma lojinha super fofa cheia de pelúcias (uma mais lindinha que a outra), amamentação de filhotes (o momento mais fofinho do dia haha), apresentação do Border Collie com as ovelhas e a falcoaria, que é quando conhecemos o Elvis (Coruja) e o Hades (Gavião) ❤
Esse passeio é muito bacana por mostrar como uma fazenda de ovinos funciona e também para aproximar as pessoas desses animais e de suas rotinas.
Para saber mais sobre a Casa da Ovelha clique aqui.
Restaurante Casa Ângelo

Escolhemos a Casa Ângelo para o almoço, indicação que recebemos na Casa da Ovelha, e se a comida não fosse tão boa valeria a pena pela arquitetura do local.
A casa foi construída em 1889 e lógico, também é feita de pedra, e apesar de ser tão antiga ela só começou a funcionar como Restaurante Casa Ângelo em 2015.
Se você gosta de carnes e massas, então esse é o lugar certo para o seu almoço! Sério, é bom demais haha
Casa do Tomate

A Casa do Tomate surgiu em 2000 e como as outras atrações do Caminhos de Pedra, também utiliza pedras em sua arquitetura. No local conhecemos mais um pouco da história dos imigrantes da região e entramos em contato com 49 produtos feitos com tomate que vai desde o molho até a cerveja. Sim… Tem cerveja de tomate haha
É possível degustar alguns produtos no local, então não almoce antes de percorrer todo o roteiro haha E também visitar a loja para levar para casa todos os produtos. Se você gosta de tomate, esse com certeza é o lugar certo para visitar.
Casa das Cucas Vitiaceri

A Casa das Cucas é um lugar muito lindo, especialmente se você estiver cansado de tanto andar pelas outras atrações do roteiro. Eles servem produtos coloniais e claro, também tem uma loja para adquirir tudo o que você consumiu por ali.
Ela fica localizada no meio do roteiro do Caminhos de Pedra e além de ter várias coisas gostosas para comer, oferece colheita de uvas (para adultos e crianças) na época da vindima e uma área muito bonita para piquenique que me fez querer voltar lá só para fazer isso haha
Vinícola Salvati & Sirena

A vinícola Salvati & Sirena foi inaugurada em 2003 e oferece ao visitante vários produtos que variam de vinho até cosméticos (maravilhosos eu diria haha). Também tem degustação (sério, em tudo tem degustação) e é possível jantar no local.
Para mais informações clique aqui.

